Sala Ellus

WILLY RIZZO NO MUBE

Postado por ellus dia 17 de agosto de 2012 às 7h06 na categoria: WE LOVE IT

fotos
Fotógrafo italiano Willy Rizzo ganha exposição no Mube

O fotógrafo italiano Willy Rizzo ganhou uma exposição retrospectiva de seus 70 anos de carreira no MuBE, em São Paulo – como parte do projeto Iguatemi Photo Series. Com curadoria internacional de Danniel Rangel e idealização de Chico Lowndes, a mostra foi inaugurada na última sexta-feira (10/08) e vai reunir mais de 100 registros históricos do artista, incluindo a última foto de sua musa Marilyn Monroe, as de Audrey Hepburn dançando balé nos ensaios de Cinderela em Paris, o retrato com expressão surrealista de Salvador Dali, e cliques íntimos de seus amigos estilistas Coco Chanel, Pierre Cardin e Saint Laurent. Rizzo também já clicou Brigitte Bardot, Le Corbusier, Picasso, Orson Welles, além das fotos tiradas em suas viagens ao Brasil, incluindo o Carnaval carioca de 1961 com sua ex-esposa Elsa Martinelli. O playboy Porfirio Rubirosa também tem espaço garantido na mostra. 

 

O legendário fotográfo italiano reinventou a linguagem visual de publicações importantes como a Paris Match, Vogue, ELLE e Marie Claire, trocando modelos por celebridades da década de 60 como Jane Fonda. “Ele foi um dos primeiros fotógrafos-celebridade do mundo, uma espécie de precursor do Mario Testino”, descreveu Rangel em entrevista sobre o artista à Vogue de agosto. “Foi também o primeiro a colocar artistas de cinema nas capas de revistas.”  

Até o dia 2 de setembro, 100 de suas fotografias mais famosas poderão ser vistas no MuBE, em São Paulo.

Carreira

Rizzo começou a trabalhar durante o Julgamento de Nuremberg, após a Segunda Guerra Mundial. Depois de uma rápida passagem pelos Estados Unidos, voltou à Europa para ajudar a criar a revista Paris Match e fotografou para a Vogue, Playboy, Life e Marie Claire, onde foi diretor artístico. Diz ele que “a fotografia começou como um prazer, uma brincadeira infantil feita por adultos – e ainda é assim”. Aos 84 anos, Rizzo se divide entre o design de móveis e a fotografia.Rizzo aponta Marilyn Monroe como uma das mulheres que mais gostou de trabalhar: “As fotos dela são as que me trazem as melhores recordações. Quando chegou, atrasada, fiquei completamente enfeitiçado”, lembra– leia mais detalhes e curiosidades na revista.

Exposição Willy Rizzo no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura Vernissage) 
De 10.08 a 02.09 – terça-feira a domingo, das 10h às 19h.
Endereço: Av. Europa, 218, Jardim Europa, São Paulo – SP.
Tel. 11-2594 2601.
Grátis

Post impresso do Sala Ellus: http://ellus.com/salaellus

Link para o post: http://ellus.com/salaellus/2012/08/willy-rizzo-no-mube/