Sala Ellus

Choque Cultural: “Arte como estilo de vida”

Postado por ellus dia 5 de março de 2012 às 3h22 na categoria: WE LOVE IT

choque

Conhecida por muitos como a galeria que revolucionou o cenário da arte jovem no Brasil no começo dos anos 2000, a Choque Cultural na verdade é muito mais que isso.

Fomentadora e organizadora, a Choque não só vendeu e vende arte urbana, mas “criou situações de sustentabilidade para os artistas, para que eles conseguissem se manter produzindo e ampliassem sua produção”, nas palavras de Baixo Ribeiro, um dos donos da Choque junto com Mariana Pabst Martins (filha do grande pintor modernista Aldemir Martins) e de Eduardo Saretta, do coletivo SHN, que deu cara nova aos adesivos espalhados pela metrópole.

A invasão da arte urbana brasileira no circuito de arte internacional catapultada por eles foi resultado de um trabalho dos galeristas frente aos artistas não convencionais de como se posicionar no mundo da arte, em frente a um museu, a imprensa, ao publico e ao curador.

A família Choque vai muito mais além, como a parceria com uma das últimas gráficas paulistas a fabricar os Lambe-Lambe popularizados nas décadas de 70, 80 e 90. Os cartazes e livros especiais produzidos para a Choque, que usa a linguagem da tipografia como divulgação desde sempre, mantiveram viva a arte da Galeria Fidalga com sua oficina repleta de fontes rústicas e design inconfundível.

A Arte, a Música e a Moda agradecem.

Agora na Choque: Estado Do Sítio. Exposição Individual do Bijari.

Choque Cultural
Rua João Moura, 997, Vila Madalena, São Paulo
http://choquecultural.com.br/


Post impresso do Sala Ellus: http://ellus.com/salaellus

Link para o post: http://ellus.com/salaellus/2012/03/choque-cultural-arte-como-estilo-de-vida/